sábado, 13 de agosto de 2011
Leitor coleciona 6000 charges do CP
AGOSTINHO PIOVESAN | apiovesan@correiodopovo.com.br
Uma coleção com 23 volumes (23 anos) e 6 mil charges dos cartunistas Tacho, Amorim e Schröder, publicadas no jornal Correio do Povo, pôde ser apreciada pelo público que participou da Expofred, na cidade de Frederico Westphalen, evento encerrado na última terça-feira. O material foi reunido pelo leitor histórico do CP Deuclydes Mazzotti, que faleceu no dia 18 do mês passado, aos 84 anos.
Encadernada, a coleção pôde ser vista no espaço Pirâmide da Cultura, História e Turismo da Expofred, que teve cinco dias de programação e recebeu público superior a 100 mil pessoas. O neto de Deuclydes, Diogo, mostrava ao público, com orgulho, as charges datadas, pintadas e colocadas em folhas de ofício. "O vovô planejava formar uma coleção de um período de 25 anos e levar o material para Porto Alegre, para fazer uma surpresa à direção do Correio do Povo", disse Diogo.
De acordo com o relato do neto, o avô iniciou em 1988 a prática de recortar, pintar e datar todas as charges, iniciativa que se transformou em hobby. "Ele fazia isso na mesa da cozinha, depois de ler a edição do jornal. Muitos percalços apareciam nessa caminhada, como jornais que não chegavam, estragados pela chuva, outros espalhados pela rua com o vento ou que sumiam ou eram surrupiados", contou ele. Diogo destacou também que, a partir de empenho e dedicação, todas as publicações eram recuperadas por Deuclydes, ou no agente do CP, Pompilio Girardello, na barbearia do Razzia, no centro da cidade, ou por amigos que já conheciam sua coleção e colaboravam.
Para a secretária de Educação de Frederico Westphalen, Sirlei Rossoni, a iniciativa de Mazzotti é louvável. "É um trabalho que resgata as diversas situações contadas pelos chargistas e também demonstra como o Correio do Povo é querido entre os gaúchos", comentou. A secretária afirmou também que ações como essa chamam a atenção e devem servir de exemplo, pois destacam o amor pela leitura de um jornal que traz informações, fomenta a cultura e dissemina o conhecimento entre a população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário